Findbay Fitness

Saúde, nutrição, bem-estar e fitness em um só lugar.

Em Defesa Do Bacon e Da Boa Ciência.


bacon1A verdade é mais importante do que a autoridade de quem diz que é verdade.
A verdade é mais importante do que todos afirmam que é verdade.
Se todos nós ignorarmos a verdade, todos nós estaremos errados.

Aqui é o Geosh, Tudo bem?

Como se nota, a mídia e o governo não tem necessariamente a verdade como fim. O objetivo da mídia é o lucro e o objetivo do governo é o poder. Quanto menos poder tem a população, mais poder tem o governo. A ignorância do povo se transforma em leis limitantes, feitas e aprovadas por pessoas ignorantes.

Quanto mais escandalizados ficamos pelas notícias da mídia, mais acessos, mais jornais, mais revistas, mais audiência, ou seja, mais dinheiro de publicidade.

Bom, quanto menos a mídia e o governo valorizam a verdade, mais nós temos que valorizar pra não sermos manipulados burramente.

Principalmente quando o assunto é Saúde e Alimentação.

Vocês viram a mídia esses dias:  OMS + BACON = CÂNCER! ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE COLOCA BACON NA CATEGORIA CANCERÍGENA DO TABACO. CARNE PROCESSADA = CÂNCER. CARNE CURADA = CÂNCER.

Bom, essas foram as notícias. Juntar a palavra mais amada do mundo (BACON) com a mais temida(CÂNCER) ia dar bafafá meteórico!

Mas qual foi a ciência por trás? O que foi comprovado na prática?

Os estudos que a OMS utilizou são evidências fracas para afirmar exatamente que devemos evitar comer Bacon. O que se fez foi juntar uma grande quantidade de informação e tenta extrair alguma hipótese dos números. Só, que esses estudos não conseguem comprovar exatamente que o bacon causa câncer, apenas que existe correlação, ou seja, que pode ser uma das causas e estar num contexto cancerígeno.

E qual o Contexto?

Bacon2O que foi afirmado foi que a cada 50g de bacon ou outras carnes processadas que uma pessoa come, temos um risco relativo 18% maior de ter câncer coloretal. Mas o que mais essas pessoas que tiveram câncer comem? Elas se exercitam, se cuidam, tem hábitos saudáveis? De onde vem e o que contém o bacon que essas pessoas comem?
—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!

Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-
Esse bacon está num hambúrguer acompanhado de batata frita em óleo vegetal e um refrigerante lotado de açúcar e frutose ou está num omelete de ovos caipiras? Elas comem mais alimentos naturais ou processados? Comem legumes e verduras? Fumam todo dia, bebem muito, dormem bem?

Qual o percentual disso era de fato o bacon? Qual eram os outros processados e os químicos presentes nele? Isso se confirma num bacon mais artesanal, defumado pelo seu açougue e curado apenas com nitrito/nitrato ou suco de salsão? Isso tudo influencia.

A OMS Jogou todo mundo: bacon, presunto, salsicha, salame, curados, processados, industrializados, fermentados e companhia no mesmo indicador. A carne vermelha também entrou no pacote pelos compostos cancerígenos que podem se originar da queima e da fritura em alta temperatura.

E essa não é nem de longe a melhor forma de ciência disponível ou o melhor nível de evidência que podemos gerar pra fazer uma afirmação desse calibre.

Quais são os riscos na prática, se isolarmos todas as outras variáveis? Bom isso não sabemos. Pra isso precisaríamos de estudos que levassem o contexto em consideração, estudos controlados e randomizados, que pesassem os riscos e os benefícios. Estudo que confirmem ou descartem essas hipóteses ainda não existem.

O que esses 18% significam na prática? Na prática significa que a chance de sofrer com esse câncer durante a sua vida sobe de 5% sem bacon para 6% com bacon processado todo dia. Bom, mas um aumento de 1% no seu risco vitalício comendo alimentação qualquer + bacon não dá ibope, dá?

E outra, na mesma categoria do álcool, do amianto, do asbestos e do tabaco? O tabaco aumenta suas chances de ter câncer de pulmão em 2500%!!!! um aumento 138 VEZES MAIOR do que o aumento do Bacon. A Categoria da OMS é beeem ampla! Nesse aspecto a OMS peca terrivelmente nos seus métodos de classificação.

Ainda que você coma o bacon processado, cheio de aromas e conservantes e etc, ele pouco provavelmente irá lhe causar câncer colorretal. Segundo o Líder do IARC(agência internacional de pesquisa sobre câncer), Dr Kurt Straif, a parte da OMS que fez o estudo, “Para um indivíduo, a chance de desenvolver câncer colorretal por causa do consumo de carne processada permanece pequeno, mas o risco aumenta com a quantidade de carne consumida.”(2)

O poder da ciência é que ela pode nos aproximar da verdade sobre as coisas.

Por que é que o emagrecer de vez é tão eficaz pra ajudar pessoas a emagrecer? Por que é uma boa aplicação de conhecimento científico.

Imagine aqui comigo que você tem um terreno e tem um mapa desse terreno: Com um bom mapa nós conseguimos evitar os riscos(cair em precipícios, dar voltas desnecessárias e etc) e colher os benefícios(saber onde estão as coisas boas que o terreno oferece, cachoeiras, árvores frutíferas, etc.)

A ciência é a melhor ferramenta que temos para mapear a realidade. A boa ciência é um bom mapa no qual nós podemos nos apoiar para ir do ponto A até o ponto B. Você vê que com um mapa melhor sobre a história do bacon, o pânico é bastante desmedido.

Esses princípios científicos são os mesmos, e funcionam tanto para objetivos científicos mais urgentes(conter uma epidemia ou buscar a solução de um problema global) quanto para ganhar mais dinheiro, emagrecer, ter mais sucesso nos relacionamentos ou ser mais feliz.

Porém, a maioria das pessoas no mundo inteiro não conhece esses princípios. As pessoas não entendem muito bem como essa maneira poderosa de pensar pode literalmente mudar a vida delas pra muito melhor.

medoEspero que você tenha entendido na prática, que se a pessoa não tem critérios para analisar a realidade, ela fica fadada a sofrer o terror da ignorância. Fica fadada a colocar a autoridade acima da verdade.

Ela fica vulnerável à falsa autoridade do governo e da mídia. Começa a acreditar e postar uma porção de besteiras, ajudando a compartilhar ignorância pelo mundo.

Isso se geralmente se reflete na incompetência da mídia e do governo de conseguir lidar com a realidade como ela é, sem utopias, e é o maior atraso que temos hoje na humanidade. Como a maioria de nós é assim, os nossos políticos estão fadados a decidir sobre assuntos que nos impactam diretamente sem critérios práticos para analisar a realidade. Vira tudo um jogo de crenças onde mais importa a opinião do que a verdade.

Não se engane. A ciência é o método mais poderoso que conhecemos. É a ciência que permite que hoje nós voemos em poltronas pelo céu assistindo nossas séries e filmes favoritos ou mandemos mensagens pra pessoas queridas do outro lado do mundo que chegam em mais ou menos um segundo.

Ainda sobre o Bacon, acho que cabe a cada um decidir o que fazer com esses dados. Bom, deixa eu ir ali antes que meu bacon esfrie =D

Abraços!

Geosh.

Emagrecer de Vez

Em Defesa Do Bacon e Da Boa Ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo