Fala galera! Geosh aqui. Dizem que todo dia a gente aprende uma coisa nova, mas o que aprendi hoje me deixou de queixo caído!
Você sabia que o caroço do abacate é comestível e que contém várias propriedades interessantíssimas?
Em toda minha vida eu nunca vi ninguém comer caroço de abacate! Hahahaha, como poderia imaginar? Estou perturbado e arrependido por todas as sementes de abacate que joguei fora. Pelo menos eu nunca fui aqueles marombeiros que comia a clara e jogava a gema do ovo pelo ralo. Um minuto de silêncio por tanta nutrição desperdiçada.
Vamo lá, direto ao assunto:
As propriedades da Semente do Abacate em 6 pontos.
Em uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos densos, é muito comum as pessoas deixarem de consumir todo o potássio que precisam. Eu estava pesquisando sobre fontes de potássio mais saudáveis quando, por coincidência, meu pai me mandou um artigo dizendo que o caroço de abacate é riquíssimo em potássio.
Não acreditei! Tive que pesquisar sobre o assunto e o que a ciência dizia a respeito e acabei encontrando em vários estudos interessantíssimos os benefícios do caroço do abacate e a maneira de preparo.
De fato, não só a semente não é tóxica para humanos em quantidade razoável, ela também tem propriedades únicas:
1 – Pra começar, a semente de abacate é mais rica em antioxidantes do que a maioria das frutas e verduras que comemos. Em um abacate inteiro, cerca de 70% dos antioxidantes estão na semente, apenas 30% estão na polpa e na casca. E isso que já considerávamos o abacate uma fonte rica em antioxidantes, gorduras boas e fibras e um ótimo alimento para emagrecer de maneira inteligente:
2 – Uma única semente de abacate contém aproximadamente toda a fibra solúvel que uma pessoa precisa em um dia. A semente de abacate contém mais fibra solúvel do que aveia e praticamente qualquer outro alimento. É raro encontrar alimentos tão ricos em fibra solúvel assim.
3 – Esses antioxidantes e as fibras fazem com que o caroço do abacate tenha efeitos potenciais de redução de colesterol, na prevenção de doenças cardíacas e derrame.
4 – Além disso, as sementes são utilizadas pela medicina tradicional mexicana contra infecções gastrointestinais, diarréia e disenteria, asma e reumatismo, contém compostos fenólicos que ajudam a prevenir úlceras gástricas e infecções virais e bacterianas.
5 – Também contém um flavonol anticancerígeno que parece promissor em estudos iniciais com cobaias.
6 – Super rico em vitamina C e potássio, vitamina E e fósforo. Os antioxidantes tem um efeito benéfico sobre o sistema imunológico. O óleo da semente tem efeitos benéficos sobre o cabelo e a quantidade de colágeno na pele! Um efeito rejuvenescedor e anti-rugas.
Como preparar?
ps: Primeiro, antes de comer qualquer coisa que você não comeu antes, cautela é uma boa! Pode ser que você seja alérgico ou tenha problemas para digerir um alimento que não comeu antes. As sementes de abacate podem ser tóxicas para animais também.
Aparentemente a forma mais simples de consumí-lo é adicionar a farinha do caroço aos seus juicing e smoothies de vegetais ou vitaminas.
É possível secá-los ao sol por alguns dias antes de triturá-lo. Só que o caroço é extremamente duro e pode danificar o seu liquidificador ou processador de alimentos. Por isso, pode ser uma boa triturá-lo com um pilão ou martelo antes de tentar processá-lo. A farinha é amarga, portanto, pode ser uma boa utilizá-la com cautela nos seus sucos!
Você pode também ralar a semente(removendo a casca marrom), tostá-la ou utilizá-la em chás. O chá pode ser feito partindo a semente ao meio e deixando por infusão por cerca de 10 minutos. O excesso de taninos pode causar constipação se você consumir farinha de semente de abacate demais.
As sementes guardadas na geladeira em um ziplock podem ser raladas para colocá-las no sucos de vegetal ou nas sopas e saladas.
Também vi um estudo em que diz que as sementes de jaca, tamarindo, longanas e manga tem mais de 70% dos antioxidantes da fruta. Será que essas sementes podem ser consumidas também? Várias sementes são tóxicas. Você conhece mais alguma semente que é consumida? Sinta se a vontade pra comentar. =) Sei que as sementes de mamão tem um efeito antiparasita. Curta e compartilhe! Quase ninguém sabe disso!
Grande abraço,
Geosh.